dcsimg

Agelenidae ( Portuguese )

provided by wikipedia PT
 src=
Tegenaria duellica (em fuga).

Agelenidae é uma família de aranhas araneomorfas sedentárias, construtoras de teias em tubo com zonas estendidas em "toalha". A família inclui cerca de 500 espécies agrupadas 40 géneros com ampla dispersão geográfica. Inclui algumas espécies de dimensões comparativamente grande (10–15 mm) e a espécie europeia venenosa para humanos Tegenaria agrestis (introduzida no noroeste da América do Norte). Os géneros mais conhecidos são Agelenopsis, Hololena e Agelena.[1] Este último género inclui várias aranhas semi-sociais que vivem em complexas redes comunais em África, incluindo Agelena consociata. Sem serem eussociais, a estrutura social dessas aranhas inclui a cooperação na captura de presas e o cuidado dos juvenis.

Descrição

A aranha caminha sempre sobre a teia e permanece geralmente dentro das zonas tubulares que se encontram mais abrigadas. O número de tubos, aberturas e tamanho das toalhas varia muito com as espécies.

Possuem um par de pulmões lamelados e um sistema traqueal com uma abertura única na zona ventral posterior do abdómen. A carapaça tem as duas regiões bem distintas com a zona cefálica comprida e estreita e a zona torácica mais larga e aplanada. Os ocelos são em número de 8 distribuídos em duas linhas transversais de 4. Quelíceras robustas e dentadas e corpo coberto de pelos.[2]

Taxonomia

A família Agelenidae inclui os seguintes géneros:

Ver também

Notas

  1. Apesar das suas dimensões e de algumas serem venenosas para os humanos, estas aranhas não devem ser confundidas com as tarântulas ou com Atrax e Hadronyche, géneros incluídos na subordem Mygalomorphae. As tarântulas venenosas incluem as conhecidas espécies do género Hexathelidae (aranhas de Sydney).
  2. «Descrição da Família Agelenidae». Aranhas.info. Consultado em 16 de janeiro de 2010. Arquivado do original em 8 de junho de 2009

Referências

 title=
license
cc-by-sa-3.0
copyright
Autores e editores de Wikipedia
original
visit source
partner site
wikipedia PT

Agelenidae: Brief Summary ( Portuguese )

provided by wikipedia PT
 src= Tegenaria duellica (em fuga).

Agelenidae é uma família de aranhas araneomorfas sedentárias, construtoras de teias em tubo com zonas estendidas em "toalha". A família inclui cerca de 500 espécies agrupadas 40 géneros com ampla dispersão geográfica. Inclui algumas espécies de dimensões comparativamente grande (10–15 mm) e a espécie europeia venenosa para humanos Tegenaria agrestis (introduzida no noroeste da América do Norte). Os géneros mais conhecidos são Agelenopsis, Hololena e Agelena. Este último género inclui várias aranhas semi-sociais que vivem em complexas redes comunais em África, incluindo Agelena consociata. Sem serem eussociais, a estrutura social dessas aranhas inclui a cooperação na captura de presas e o cuidado dos juvenis.

license
cc-by-sa-3.0
copyright
Autores e editores de Wikipedia
original
visit source
partner site
wikipedia PT