Reoviridae é uma família de vírus ARN de vertebrados que podem afetar o sistema gastrointestinal (como os Rotavirus) e as vias respiratórias do hospedeiro.[1] Atingem um ampla variedade de hospedeiros, incluindo vertebrados, invertebrados, plantas e fungos.[2] O genoma é ARN de dupla hélice e portanto está incluída no Grupo III da Classificação de Baltimore. O nome "Reoviridae" deriva de "vírus respiratório entérico órfão", em que o termo "vírus órfão" alude à ausência de qualquer doença à qual poder o vírus pode estar associado. Embora recentemente foram identificadas diversas doenças causadas pelos vírus da família Reoviridae, o nome original é ainda utilizado.
Uma característica que distingue os vírus de RNA bicatenários, independentemente da família a que pertençam, é a sua capacidade para levar a cabo a transcrição dos segmentos de RNA bicatenários sob condições apropriadas dentro da cápside. Em todos estes vírus, as enzimas requeridas para a transcrição endógena são, portanto, parte da estrutura do virião.[3]
Reoviridae é uma família de vírus ARN de vertebrados que podem afetar o sistema gastrointestinal (como os Rotavirus) e as vias respiratórias do hospedeiro. Atingem um ampla variedade de hospedeiros, incluindo vertebrados, invertebrados, plantas e fungos. O genoma é ARN de dupla hélice e portanto está incluída no Grupo III da Classificação de Baltimore. O nome "Reoviridae" deriva de "vírus respiratório entérico órfão", em que o termo "vírus órfão" alude à ausência de qualquer doença à qual poder o vírus pode estar associado. Embora recentemente foram identificadas diversas doenças causadas pelos vírus da família Reoviridae, o nome original é ainda utilizado.
Uma característica que distingue os vírus de RNA bicatenários, independentemente da família a que pertençam, é a sua capacidade para levar a cabo a transcrição dos segmentos de RNA bicatenários sob condições apropriadas dentro da cápside. Em todos estes vírus, as enzimas requeridas para a transcrição endógena são, portanto, parte da estrutura do virião.