dcsimg
Image of Eugenia luschnathiana (O. Berg) Klotzsch ex B. D. Jacks.
Creatures » » Plants » » Dicotyledons » » Myrtles »

Eugenia luschnathiana (O. Berg) Klotzsch ex B. D. Jacks.

Pitomba-da-bahia ( Portuguese )

provided by wikipedia PT

Pitomba-da-baía é o fruto da pitombeira-da-baía ou curuiri (Eugenia luschnathiana)[1], árvore da família Myrtaceae. É um fruto pequeno, arredondado, com folhas tomentosas, comestível e muito saboroso, facilmente encontrado nos estados do Nordeste do Brasil. É colhida de janeiro a abril. Muito rica em vitamina C, não é usada em preparações culinárias; seu consumo é melhor ao natural.

Etimologia

"Pitomba" provém do termo tupi pito'mba[2]. "Baía" provém do topônimo "Bahia"[2].

Referências

  1. FERREIRA, A. B. H. Novo Dicionário da Língua Portuguesa. Segunda edição. Rio de Janeiro. Nova Fronteira. 1986. p. 513.
  2. a b FERREIRA, A. B. H. Novo Dicionário da Língua Portuguesa. Segunda edição. Rio de Janeiro. Nova Fronteira. 1986. p. 1 341.
 title=
license
cc-by-sa-3.0
copyright
Autores e editores de Wikipedia
original
visit source
partner site
wikipedia PT

Pitomba-da-bahia: Brief Summary ( Portuguese )

provided by wikipedia PT

Pitomba-da-baía é o fruto da pitombeira-da-baía ou curuiri (Eugenia luschnathiana), árvore da família Myrtaceae. É um fruto pequeno, arredondado, com folhas tomentosas, comestível e muito saboroso, facilmente encontrado nos estados do Nordeste do Brasil. É colhida de janeiro a abril. Muito rica em vitamina C, não é usada em preparações culinárias; seu consumo é melhor ao natural.

license
cc-by-sa-3.0
copyright
Autores e editores de Wikipedia
original
visit source
partner site
wikipedia PT