dcsimg

Saltopus ( Portuguese )

provided by wikipedia PT

O Saltopus é um gênero de dinossauro bípede muito pequeno que contém uma única espécie, Saltopus elginensis. Este gênero viveu na região que é hoje a Escócia e foi um dos menores e mais ágeis dinossauros que já existiram.

Descrição

Saltopus elginensis é conhecido apenas a partir de um único esqueleto parcial sem o crânio, mas com partes da coluna vertebral, membros anteriores e posteriores e a pélvis. Estes foram preservados principalmente como impressões ou moldes naturais no arenito; muito pouco material ósseo está presente.[1] Era do tamanho de um gato doméstico e teria cerca de 80-100 centímetros de comprimento.[2] Tinha ossos ocos como os dos pássaros e outros dinossauros e pode ter pesado cerca de 1 quilograma. A maior parte do comprimento foi explicada pela cauda. Tinha cinco dedos nas mãos, com o quarto e quinto reduzidos. Ao contrário da descrição original, foi estabelecido em 2011 que o sacro (vértebra do quadril) era composto de duas vértebras, a condição ancestral primitiva, não quatro.[2]

História

O único fóssil conhecido de Saltopus foi descoberto por William Taylor nas pedreiras de Lossiemouth. Foi nomeado e descrito por Friedrich von Huene em 1910 como a espécie de tipo Saltopus elginensis. O nome genérico é derivado do latim saltare, "saltar" e do grego pous, "pé". O nome específico refere-se à sua proveniência perto de Elgin, que produz os répteis de Elgin. O holótipo NHMUK R.3915 foi escavado da formação de arenito em Lossiemouth, datando do estágio Carniano-Noriano.[1]

Classificação

Saltopus tem sido identificado como um dinossauro saurísquio (quadril de lagarto), um terópode mais avançado e um parente próximo dos herrerassaurideos, mas sua taxonomia tem sido contestada porque apenas restos fragmentários foram recuperados.[3] Alguns pesquisadores, como Gregory S. Paul,[4] sugeriram que ele pode representar um espécime juvenil de um terópode celofisídeo, como Celófise ou Procompsógnato. Rauhut e Hungerbühler, em 2000, concluíram que ele é um dinossauro primitivo, não um verdadeiro dinossauro, intimamente relacionado ao Lagosuchus.[5] Michael Benton, continuando os estudos do falecido Alick Walker reescrevendo o fóssil em 2011, descobriu que ele era um dinosauriformes mais derivado do que Pseudolagosuchus e fora do menor clado, incluindo Silesauridae e Dinosauria.[2]

Uma grande análise filogenética dos primeiros dinossauros e dinossauromorfos por Matthew Baron, David B. Norman e Paul Barrett (2017) recuperou Saltopus perto da base da linhagem dos dinossauros, sugerindo que o gênero pode representar o parente mais próximo dos verdadeiros dinossauros.[3]

Referências

Bibliografia

  • Baron, M.G; Williams, M.E. (2018). «A re-evaluation of the enigmatic dinosauriform Caseosaurus crosbyensis from the Late Triassic of Texas, USA and its implications for early dinosaur evolution». Acta Palaeontologica Polonica. doi:10.4202/app.00372.2017 !CS1 manut: Nomes múltiplos: lista de autores (link)
  • Rauhut, O.M.W; Hungerbühler, A. (2000). «A review of European Triassic theropods». Gaia: 75-88 A referência emprega parâmetros obsoletos |pp= (ajuda) !CS1 manut: Nomes múltiplos: lista de autores (link)
  • Huene, F.R. von (1910). «Ein primitiver Dinosaurier aus der mittleren Trias von Elgin». Geol. Pal. Abh. n. s.: 315-322 A referência emprega parâmetros obsoletos |pp= (ajuda)
  • Paul, G.S. (1988). «Predatory Dinosaurs of the World». Nova Iorque: Simon and Schuster. 464 páginas A referência emprega parâmetros obsoletos |pp= (ajuda)
  • Benton, M.J; Walker, A.D.† (2011). «Saltopus, a dinosauriform from the Upper Triassic of Scotland» 3-4 ed. Earth and Environmental Science Transactions of the Royal Society of Edinburgh. 101: 285-299. doi:10.1017/S1755691011020081 A referência emprega parâmetros obsoletos |pp= (ajuda) !CS1 manut: Nomes múltiplos: lista de autores (link)

 title=
license
cc-by-sa-3.0
copyright
Autores e editores de Wikipedia
original
visit source
partner site
wikipedia PT

Saltopus: Brief Summary ( Portuguese )

provided by wikipedia PT

O Saltopus é um gênero de dinossauro bípede muito pequeno que contém uma única espécie, Saltopus elginensis. Este gênero viveu na região que é hoje a Escócia e foi um dos menores e mais ágeis dinossauros que já existiram.

license
cc-by-sa-3.0
copyright
Autores e editores de Wikipedia
original
visit source
partner site
wikipedia PT