dcsimg

Sphenodontida ( Portuguese )

provided by wikipedia PT

Rhynchocephalia (também chamada de Sphenodontida ou Sphenodontia) é uma ordem de répteis que foram numerosos durante a Era Mesozóica, mas que hoje incluem apenas um gênero vivo: Sphenodon, conhecido popularmente como tuatara, que vive na Nova Zelândia.[1]

Os animais dessa ordem não são lagartos, mas sim parentes próximos destes. A ordem Rhynchocephalia forma, juntamente à ordem Squamata (lagartos), a superordem Lepidosauria.

Classificação

Os esfenodontes e seu grupo irmão, Squamata (que inclui lagartos, cobras e anfisbenas), pertencem à superordem Lepidossauria, o único táxon sobrevivente dentro de Lepidosauromorpha. Squamates e sphenodonts mostram autotomia caudal (perda da ponta da cauda quando ameaçada) e têm fendas de cloaca transversais. [4] A origem dos esfenodontes provavelmente está perto da divisão entre os Lepidosauromorpha e os Archosauromorpha. Embora se assemelhem a lagartos, a semelhança é superficial, porque o grupo possui várias características únicas entre os répteis. A forma típica de lagarto é muito comum nos primeiros amniotas; o mais antigo fóssil conhecido de um réptil, Hylonomus, assemelha-se a um lagarto moderno. R.L. Ditmars, Litt.D, diz; "Os Tuatara se assemelham a lagartos modernos de corpo robusto, que poderíamos chamar de iguanas; essa semelhança é ainda mais intensificada por uma fileira de espinhos nas costas. É azeitona escura, os lados polvilhados com pontos pálidos. O olho tem um Os grandes espécimes têm dois metros e meio de comprimento, enquanto a semelhança superficial pode agrupar esse réptil com lagartos, seu esqueleto e anatomia mostram que ele pertence a uma parte diferente de uma classificação técnica.

Filogenia

Selon Wu, 1994[2] Evans, Prasad & Manhas 2001[3] e Apesteguia & Novas, 2003[4] em Mikko's Phylogeny Archive[5]

Rhynchocephalia unnamed

Gephyrosaurus


Sphenodontia unnamed

Diphydontosaurus



unnamed

Planocephalosaurus


Pleurosauridae unnamed

Palaeopleurosaurus


unnamed

Pleurosaurus



Sphenodontidae unnamed

Rebbanasaurus


unnamed unnamed

Polysphenodon



Brachyrhinodon



Clevosaurus



Sphenodontinae unnamed

Homoeosaurus



Kallimodon


unnamed unnamed

Sapheosaurus


unnamed

Ankylosphenodon



unnamed unnamed

Pamazinsaurus


unnamed unnamed unnamed

Zapatadon



Theretairus



Sphenovipera


unnamed unnamed

Cynosphenodon


unnamed

Sphenodon






unnamed unnamed

Opisthias


unnamed unnamed

Toxolophosaurus


unnamed unnamed

Priosphenodon


unnamed

Eilenodon










Diferença dos lagartos

Uma característica única do tuatara é um "terceiro olho" no topo da cabeça. O "olho" tem retina, lente e terminações nervosas, mas não é usado para ver. É visível abaixo de pele de tuatara juvenil depois de alguns meses fica coberto de escamas e pigmento. O único olho é sensível à luz e acredita-se que ele ajude o juiz a julgar a hora do dia ou a estação do ano. Além disso, ele possui duas fileiras paralelas de dentes na mandíbula superior, e a folga entre essas fileiras é onde os dentes da mandíbula inferior se encaixam para executar um movimento especial de moagem / corte para esmagar a presa. Além disso, o tuatara tem um crânio diapside, mas falta uma barra temporal inferior completa, que o separa de outras espécies, bem como a dentição acrodonte e o par de dentes incisivos. A forma do dente foi originalmente projetada para uma dieta estritamente insetívora com dentes perfurantes. Mais tarde, os dentes se tornaram mais diversificados para vários ancestrais dos tuatara, que incluíam herbívoros, carnívoros e onívoros. Os dentes eram complexos o suficiente para esmagar cascas de caranguejo, enquanto outros mantinham crescimento contínuo na mandíbula inferior para a quebra do material vegetal. Sua estrutura dental atual é especializada para triturar as presas após a captura. O registro fóssil mostra a linhagem tuatara separando-se dos escamas há aproximadamente 240 milhões de anos.

Os Tuatara foram originalmente classificados como lagartos em 1831, quando a espécie foi descoberta por John Edward Gray e o British Museum recebeu uma caveira. Os registros fósseis mostram que eles existem desde o Triássico Médio, aproximadamente 240 milhões de anos atrás. O tuatara é freqüentemente considerado um fóssil vivo, que está sendo desafiado por pessoas que os consideram um modelo de adaptação evolucionária que estão bem adaptados às suas condições atuais e não são um grupo imutável. O nome tuatara foi dado ao vertebrado pelo povo maori, o povo indígena polinésio da Nova Zelândia. A palavra tuatara significa "picos nas costas" ou "costas espinhosas", por sua óbvia crista dorsal de escamas pontiagudas descendo pela cabeça, costas e cauda. O gênero permaneceu classificado erroneamente até 1867, quando Albert Günther, do British Museum, notou características semelhantes a pássaros, tartarugas e crocodilos. [9] Muitas espécies diferentes relacionadas foram adicionadas subsequentemente à Rhynchocephalia, resultando no que os taxonomistas chamam de "taxon de cesta de lixo". Williston propôs a Sphenodontia para incluir apenas tuatara e seus parentes fósseis mais próximos em 1925. [10] Sphenodon é derivado do grego para "cunha" (σφήν / sphen) e "dente" (ὀδούς / odous). No entanto, hoje Rhynchocephalia é usado para incluir Gephyrosaurus e Sphenodontia, enquanto Sphenodontia exclui o primeiro.

Referências

  1. «Introduction to the Sphenodontidae». Consultado em 21 de fevereiro de 2014
  2. Wu, 1994 : Late Triassic-Early Jurassic sphenodontians from China and the phylogeny of the Sphenodontia. In the Shadow of the Dinosaurs. Cambridge University Press, New York. 1994
  3. Evans, Prasad & Manhas, 2001 : Rhynchocephalians (Diapsida: Lepidosauria) from the Jurassic Kota Formation of India. Zoological Journal of the Linnean Society, Predefinição:Vol., n. 3, p. 309-334
  4. Apesteguía & Novas, 2003 : Large Cretaceous sphenodontian from Patagonia provides insight into lepidosaur evolution in Gondwana. Nature, Predefinição:Vol., p. 609–612
  5. Sphenodontida Mikko's Phylogeny Archive
 title=
license
cc-by-sa-3.0
copyright
Autores e editores de Wikipedia
original
visit source
partner site
wikipedia PT

Sphenodontida: Brief Summary ( Portuguese )

provided by wikipedia PT

Rhynchocephalia (também chamada de Sphenodontida ou Sphenodontia) é uma ordem de répteis que foram numerosos durante a Era Mesozóica, mas que hoje incluem apenas um gênero vivo: Sphenodon, conhecido popularmente como tuatara, que vive na Nova Zelândia.

Os animais dessa ordem não são lagartos, mas sim parentes próximos destes. A ordem Rhynchocephalia forma, juntamente à ordem Squamata (lagartos), a superordem Lepidosauria.

license
cc-by-sa-3.0
copyright
Autores e editores de Wikipedia
original
visit source
partner site
wikipedia PT