dcsimg

Caulastraea ( Portuguese )

provided by wikipedia PT
 src=
Colônia incipiente de Caulastraea com três coralitos
 src=
Colônia de Caulastraea furcata
 src=
Gobiodon okinawae numa colônia de C. furcata
 src=
Colônias de Caulastraea furcata no Aquario de Berlim, Alemanha.
 src=
Colônia de Caulastraea rodeando uma colônia de Zoanthus
 src=
Colônia de Caulastraea curvata

Caulastraea é um género de corais da família Merulinidae, ordem Scleractinia.

Seus nomes comuns em inglês são candy cane cora, coral caramelo, devido ao aspecto de seus pólipos, ou também trumpet coral, coral trombeta, pela forma de seus esqueletos individuais ou coralitos. Algumas de suas espécies, C. furcata e C. curvata, são muito populares no mercado de aquarismo.

É um gênero amplamente distribuído mas pouco comum, que normalmente forma colônias de menos de 30 cm.[1]

Espécies

O Registro Mundial de Espécies Marinhas reconhece as seguintes espécies como válidas, valorizando a União Internacional para a Conservação da Natureza seus estados de conservação:[2][3]

Morfologia

Seus coralitos, esqueletos secretados pelos pólipos, são alongados, com seu extremo superior, ou cálice, normalmente ovalado ou arredondado, de uns 8 a 25 mm de diâmetro, segundo a espécie.[4] Os septos costumam ser excertos, ou sobressalentes, espaçados irregularmente e de bordas rugosos.[5] Normalmente grossos, e em ocasiões de diferente espessura no mesmo cálice.

A parte visível do pólipo tem entre 1 e 3 cm de diâmetro. A cor de seu tecido carnoso pode ser marrom, creme, cinza, verde fluorescente, amarelo, vermelho ou azul, às vezes com linhas radiais brancas desde seu disco oral, que costuma ser verde fluorescente.

Ao redor de seu disco oral, mais bem pouco profundo, e que em ocasiões pode conter duas ou três bocas, expande seus curtos tentáculos dantes do amanhecer, para caçar presas de zooplancton.

As colônias são faceloides, que têm os coralitos de tamanho uniforme e unidos em sua base, ou plocoides, isto é, se observam bem separados, definidos e pouco compactados. Se não têm suficiente espaço para desenvolver a colônia, os coralitos se dispõem de forma irregular e abarrotada.[6]

Formam extensões de colônias de até 5 m de tamanho.[7]

Habitat e comportamento

Localizando nas lagoas e ladeiras protegidas do arrecife, costumam encontrar-se em águas tropicais sem fortes correntes e com substrato arenoso.[8] Em ocasiões em águas turvas.

Ocorrem numa faixa de profundidade desde 0,5 até os 66,93 metros. E numa faixa de temperaturas entre 24.50 e 28.15ºC.[9]

Não é um coral muito agressivo, pois conta com só dois curtos tentáculos "varredores", com os que competir pelo espaço e a luz.

Distribuição geográfica

Sua distribuição geográfica compreende quase todo o oceano Indo-Pacífico tropical, desde a costa oriental africana, incluído o mar Vermelho, Índia, Indonésia, Tailândia, Malásia, Filipinas, Japão, Vietnã, Nova Guiné, norte e este de Austrália, e até as ilhas do Pacífico central.

Alimentação

Os pólipos contêm algas simbióticas mutualistas (ambos organismos se beneficiam da relação) telefonemas zooxantelas. As algas realizam a fotossínteses, produzindo oxigênio e açúcares, que são aproveitados pelos pólipos, e se alimentam dos catabolismo do coral (especialmente fósforo e nitrogênio).[10] Isto lhes proporciona entre 70% e 95% de suas necessidades alimentares, o resto o obtêm captando pequenos invertebrados do plâncton, como copépodos, anfípodos ou ovos de outros animais.

Reprodução

Caulastraea reproduz-se, tanto sexual, como asexualmente. Asexualmente, mediante um processo no que a cada pólipo se divide em dois ou mais pólipos filhos. E sexualmente, libertando à água tanto ovos como esperma para que se fertilizem. Os ovos fertilizados convertem-se em larvas que circulam na coluna de água, às vezes durante meses e centos de quilômetros, dantes de se estabelecer se fixando ao substrato e se convertendo em pólipos.[11] Posteriormente, secretam um esqueleto de carbonato cálcico, ou coralito, e, depois de reproduzir-se asexualmente por gemación, conformam a colônia coralina.

Manutenção

Como norma, os Caulastraeas são razoavelmente robustos, e dos corais duros fáceis de manter. Uma luz de moderada a alta, satisfará à maioria das colônias aclimatadas. Com respeito à corrente, adapta-se bem a correntes suaves ou moderadas.

Com independência do resto de níveis dos parâmetros comuns do aquário marinho: salinidade, cálcio, magnésio, dureza, etc.; há que manter os fosfatos a zero e os nitratos a menos de 20 ppm. Alguns autores, com independência de aditar oligo-elementos (Iodo, ferro, molibdênio, etc.), recomendam aditar estrôncio até manter um nível de 10 ppm.

Recomenda-se mudanças de água semanais de 5% do volume do aquário.

Referências

  1. Wood, E.M. (1983) Reef Corals of the World: Biology and Field Guide. T.F.H. Publications Inc., Ltd., Hong Kong.
  2. Hoeksema, B. (2014). Caulastraea Dana, 1846. Accessed through: World Register of Marine Species at http://www.marinespecies.org/aphia.php?p=taxdetails&id=267299 Consultado el 20 de noviembre de 2014.
  3. «Caulastrea connata. Caulastrea curvata. Caulastrea echinulata. Caulastrea furcata. Caulastrea tumida.» Consultado el 20 de noviembre de 2014.
  4. http://www.arkive.org/caulastrea/caulastrea-furcata/#text=Description
  5. http://coral.aims.gov.au/factsheet.jsp?speciesCode=0659 Instituto Australiano de Ciencia Marina, AIMS, Dr. J.E.N. Veron.
  6. http://coral.aims.gov.au/factsheet.jsp?speciesCode=0112 Instituto Australiano de Ciencia Marina, AIMS, Dr. J.E.N. Veron.
  7. http://animal-world.com/Aquarium-Coral-Reefs/Candycane-Coral
  8. http://www.iucnredlist.org/details/summary/133417/0
  9. http://www.iobis.org/mapper/?taxon_id=773105 Sistema de Información Biogeográfica Oceánica, OBIS.
  10. Debelius, Heimut y Baensch, Hans A. Atlas Marino. Mergus. 1998.
  11. http://www.arkive.org/caulastrea/caulastrea-furcata/#text=Biology

Bibliografia

  • The Reef Aquarium. [S.l.: s.n.]
  • Atlas Marino. [S.l.: s.n.]
  • Aquarium corals: selection, husbandry and natural history. [S.l.: s.n.]
  • Gosliner, Behrens & Williams. (1996) (em inglês) Coral Reef Animals of the Indo-Pacific. Seja Challengers Publishers.
  • Veron, J.E.N. (1986) (em inglês) Corals of Austrália and the Indo-Pacific. Australian Institute of Marine Science.
license
cc-by-sa-3.0
copyright
Autores e editores de Wikipedia
original
visit source
partner site
wikipedia PT

Caulastraea: Brief Summary ( Portuguese )

provided by wikipedia PT
 src= Colônia incipiente de Caulastraea com três coralitos  src= Colônia de Caulastraea furcata  src= Gobiodon okinawae numa colônia de C. furcata  src= Colônias de Caulastraea furcata no Aquario de Berlim, Alemanha.  src= Colônia de Caulastraea rodeando uma colônia de Zoanthus  src= Colônia de Caulastraea curvata

Caulastraea é um género de corais da família Merulinidae, ordem Scleractinia.

Seus nomes comuns em inglês são candy cane cora, coral caramelo, devido ao aspecto de seus pólipos, ou também trumpet coral, coral trombeta, pela forma de seus esqueletos individuais ou coralitos. Algumas de suas espécies, C. furcata e C. curvata, são muito populares no mercado de aquarismo.

É um gênero amplamente distribuído mas pouco comum, que normalmente forma colônias de menos de 30 cm.

license
cc-by-sa-3.0
copyright
Autores e editores de Wikipedia
original
visit source
partner site
wikipedia PT