dcsimg
Image of House Centipede
Creatures » » Animal » » Arthropods » Myriapods » Centipedes » » House Centipedes »

House Centipede

Scutigera coleoptrata (Linnaeus 1758)

Scutigera coleoptrata ( Portuguese )

provided by wikipedia PT

Scutigera coleoptrata (Linnaeus, 1758), conhecida pelo nome comum de centopeia caseira' ou até mesmo "sapateira"', é uma espécie de artrópode pertencente à classe Chilopoda comum em residências e em edifícios onde seja mantida uma elevada humidade relativa no ar interior. É uma centopeia de coloração cinzento-amarelada, com até 15 pares de pernas. A espécie é insectívora, alimentando-se de outros artrópodes, com destaque para os insectos e os aracnídeos. Tem distribuição natural na Região Mediterrânica, mas assumiu natureza vincadamente sinantrópica, sendo actualmente quase cosmopolita, vivendo geralmente nas habitações humanas e na sua periferia.[1]

Características

A centopeia caseira nasce como uma larva pálida com oito patas. Enquanto cresce surgem novos pares, até completar um total de 30 membros. As patas mais posteriores auxiliam a dar velocidade para o animal, enquanto as dianteiras controlam a direção de caminhada. O último par permanece suspenso, similar a antenas. No início, pensou-se que isso era um caso de automimiquismo, mas depois descobriram pequenos pelos sensoriais nessas pernas, ou seja, elas funcionam como antenas.

Cada pata termina em um fim muito segmentado e flexível como uma corda, que o centípede usa como laço para agarrar a sua presa.

Suas forcípulas são peçonhentas e são usadas na caça, mas centopeias caseiras normalmente não mordem humanos. Elas também são usadas para segurar os próprios membros do animal, enquanto os limpa.

Notas

  1. Steve Jacobs (2009). House Centipede (PDF). [S.l.]: Pennsylvania State University
 title=
license
cc-by-sa-3.0
copyright
Autores e editores de Wikipedia
original
visit source
partner site
wikipedia PT

Scutigera coleoptrata: Brief Summary ( Portuguese )

provided by wikipedia PT

Scutigera coleoptrata (Linnaeus, 1758), conhecida pelo nome comum de centopeia caseira' ou até mesmo "sapateira"', é uma espécie de artrópode pertencente à classe Chilopoda comum em residências e em edifícios onde seja mantida uma elevada humidade relativa no ar interior. É uma centopeia de coloração cinzento-amarelada, com até 15 pares de pernas. A espécie é insectívora, alimentando-se de outros artrópodes, com destaque para os insectos e os aracnídeos. Tem distribuição natural na Região Mediterrânica, mas assumiu natureza vincadamente sinantrópica, sendo actualmente quase cosmopolita, vivendo geralmente nas habitações humanas e na sua periferia.

license
cc-by-sa-3.0
copyright
Autores e editores de Wikipedia
original
visit source
partner site
wikipedia PT